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Mais do que um imóvel: é um sonho

Voltados para um seleto grupo que pode pagar R$ 50 milhões por um imóvel residencial, empreendimentos inovadores de altíssimo padrão atraem milionários de várias partes do mundo

O bom desempenho no ano passado do mercado de altíssimo luxo no Brasil, que registrou uma expansão de 16% segundo a última pesquisa Focus, do Banco Central, aliado à existência de um publico cada vez mais exigente na qualidade e sofisticação do que consome, está levando o mercado imobiliário do Rio a lançar empreendimentos que são verdadeiros “sonhos’ Há desde luxuosos apartamentos automatizados que oferecem uma vida no estilo “Família Jetsons” (série animada de TV com uma família do futuro) até outros que lembram verdadeiras mansões suspensas.

Os novos empreendimentos estão atraindo não só quem se dispõe a pagar R$ 50 milhões por um imóvel residencial. Investidores de vários outros países estão desembarcando por aqui em busca de residências nesse padrão. Na lista de potenciais compradores do Riserva Uno, por exemplo, já há dois investidores suíços, dois chineses e dois norte-americanos.

Lançado recentemente pela RJZ Cyrela, o empreendimento, que ocupa um terreno de 31 mil m2 já tem 60% das moradias, que custam entre R$ 5 milhões e R$ 50 milhões, reservadas. Um dos grandes atrativos é a localização privilegiada, que oferece uma vista única: a Lagoa de Marapendi, a vegetação da Reserva de Marapendi, o azul do mar e o futuro campo de golfe olímpico.

A grandiosidade do projeto causa impacto logo na entrada, onde o pórtico é um painel rendilhado em composição com caixas de vidro que filtram iluminação e ventilação, inspirado na loja da Louis Vuitton em Cingapura. O projeto une sustentabilidade e inovação: os 160 apartamentos se assemelham a mansões suspensas e distribuem-se por quatro torres cujas fachadas são revestidas de mármore e pele de vidro, para que nenhum obstáculo atrapalhe a deslumbrante vista.

Uma vida de luxo e conforto proporcionado pela tecnologia de última geração também é oferecida pelo mercado imobiliário do Rio. A RCC Empreendimentos, incorporadora e construtora de Rodrigo Conde Caldas, lançou o Platinum, no Leblon. O empreendimento, que terá apenas cinco andares, oito opções de plantas e um lazer que inclui spa com hidromassagem, tem o mais moderno projeto de automação do Brasil.

Basta apertar um botão para que uma TV surja do espelho. O futuro morador também poderá automatizar cortinas, ar condicionado, 1V e quase tudo o que desejar. De fora de casa, por exemplo, é possível programar para que a música, a TV e as luzes liguem de forma sincronizada em uma determinada hora – como os personagens do desenho animado “Família Jetsons’.

“Os projetos de alto luxo estão se revestindo de especificações muito elevadas, levando o Rio de Janeiro a se destacar nessa área. O consumidor deste mercado não se importa em pagar R$ 35 mil por metro quadrado desde que as especificações dele sejam atendidas”, explica Rodrigo Caldas, vice-presidente da Concal, construtora que atua neste segmento e cujos projetos possuem a marca de uma arquitetura arrojada.

Inovação até no estande

Isaac Elehep, sócio diretor da Mozak, construtora especializada no mercado de luxo que tem entre seus empreendimentos o Exclusivitè, no Leblon, fará o pré-lançamento do Vilia Humaitá (que oferece uma vista para o Cristo Redentor), concorda: “O público desse segmento é exigente e busca empreendimentos exclusivos”

E para garantir suas fatias nesse valioso mercado, as empresas estão inovando até nos estandes de venda: “Vamos inaugurar o primeiro estande de vendas design do Rio na Lagoa, onde faremos eventos gastronômicos com grandes chefs e sommeliers, para degustações e experimentações”. Um luxo só!

Em Niterói, a vez do Monumental Niemeyer

O último projeto privado de Oscar Niemeyer sai do papel. Empreendimento com escritórios corporativos, salas comerciais, lojas e unidades hoteleiras será erguido no município

Ótima qualidade de vida e aumento de renda em Niterói estão abrindo as portas para projetos grandiosos, principalmente no segmento comercial. É o caso do Oscar Niemeyer Monumental, o último projeto privado do arquiteto e considerado raro por eu escritório.

Lançado pela PDG e pela Latini Bertoletti, o Oscar Niemeyer Monumental é um empreendimento misto com escritórios corporativos, salas comerciais, lojas e unidades hoteleiras para investimento. Claudio Hermolin, diretor regional da PDG) , afirma que o projeto terá retorno garantido aos investidores, pois reúne as duas principais características de um bom projeto imobiliário: localização e qualidade do produto. Serão duas torres de 28 pavimentos, projetadas por Niemeyer sob pilotis, para torná-la mais aberta e à altura do olhar humano, como se fosse um jardim, com visão da Baía de Guanabara.

Além de Niterói, a PDG está investindo em Itaboraí, município onde a Petrobras constrói o Comperj – Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, e lança o multiuso Enterprise City Center. Em Maricá, outro empreendimento grandioso será erguido. o Terras Alphaville Maricá 2, da Alphaville Urbanismo S.A., com lotes residenciais e comerciais.

Zona Norte cresce no ranking

Região se destacou no último levantamento da Ademi-RJ sobre lançamentos imobiliários, com destaque para o Cachambi

Condomínios clube, comuns na Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, já chegaram à zona norte. A região apresentou um forte cresci mento imobiliário nos últimos anos, com o bairro de Cachambi ocupando a quarta posição no ranking de lançamentos de imóveis em 2013, e da Penha, que ocupou o sexto, em levanta mento da ADEMI (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário).

A valorização do preço dos imóveis também chegou à região, impulsionada pelas obras de infraestrutura e mobilidade urbana que preparam o Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016 e pela instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) em comunidades com índices históricos de violência. Bairros como São Cristóvão, Tijuca, Méier e Del Castilho já abrigam empreendimentos residenciais e comerciais.

“São vários os fatores que geram a valorização imobiliária, entre eles o desenvolvimento econômico. A zona norte esta no caminho da mobilidade urbana”,  explica Ricardo Ranauro, diretor da Calper. Segundo ele, o perfil de compradores é de famílias que estão adquirindo seu primeiro imóvel. Os empreendimentos mais demandados são os que possuem uma infraestrutura de lazer ampla. Também a oferta de armários planejados na cozinha e nos quartos, eletrodomésticos e outros benefícios influenciaram na decisão de compra.

“O fenômeno dos condomínios clubes é hoje a maior tendência daquele mercado. É como morar na Zona Norte como se mora na Barra da Tijuca, sem ter de sair do bairro em que nasceu”, diz Rubem Vasconcellos, presidente da Patrimóvel, imobiliária que tem investido na região.

No Cachambi, a Living Construtora lançou recentemente o Fun! Residencial e Lazer, com quadra esportiva, churrasqueira, praça, solarium, piscinas (adulto e infantil), aqua esporte, biribol, sauna, sala de repouso, salão de festas, espaço relax, Espaço Fun – torcida/autorama, espaço esporte e brinquedoteca.

Outro exemplo é Del Castilho, bairro que tem fácil acesso à Linha Amarela e abriga um do maiores shopping do Rio de Janeiro, o Nova América. Nos últimos três anos, o bairro aparece na pesquisa ADEM I entre os que mais lançam móveis. Só cm 2013, foram 509 novas unidades.

Na Zona Oeste, a expansão continua

Diversos fatores, como a despoluição da Lagoa de Marapendi e a integração do BRT TransOeste ao metrô, futuramente garantem bons investimentos em imóveis na região

Zona Oeste do Rio, que tem vivido nos últimos anos o boom imobiliário, ainda tem muito “chão” pela frente no que se trata de aumento na oferta de imóveis, O crescimento demográfico e a elevação de renda da população deverão continuar direcionando para a região a maior parte dos lançamentos:

“A Barra e o Recreio possuem um crescimento natural próprio, desvinculado de quaisquer outros fatores, que é a grande transformação urbanística e os grandes eventos. A Copa e as Olimpíadas vão ser realizadas naquela região. Além disso, a despoluição da Lagoa de Marapendi e os investimentos em mobilidade urbana, com a construção da Transoeste e sua integração à futura estação do metrô na Barra, são fatores sustentáveis de crescimento e valorização imobiliária”, analisa Rogério Zylberstajn, presidente da RJZ Cyrela.

Os bairros do Recreio, Jacarepaguá

e Barra da Tijuca lideraram o ranking de lançamentos imobiliários no ano de 2013. Estudo divulgado pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) mostra que do total de 21.247 novas unidades inauguradas no ano passado na cidade, 10.524 se deram naqueles três bairros, representando quase 50% do total.

Mário Amorim, diretor geral da Brasil Brokers, lembra que Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Vargem Grande e Campo Grande ainda têm grandes espaços livres para construção. “A expansão será maior nesses bairros e a preferência por apartamentos de 2, 3 e 4 quartos dentro de empreendi mentos do tipo condomínio clube deverá ser mantida”, analisa Amorim.

Os lançamentos na região continuam com velocidade de vendas e boa parte deles atendendo à demanda por condomínios tipo clube. O Onda Carioca, por exemplo, empreendimento da Brookfield e que tem o conceito beach club, tem mais de 40 itens de lazer e segurança. Muitos deles fazem referência a elementos presentes nas praias cariocas, como quadra de areia, espaço para altinho, futevôlei, frescobol e aparelhos de ginástica ao ar livre. Nem o Cuca Fresca foi esquecido. As vendas dispararam.

“A Barra e o Recreio são dois dos bairros que mais apresentam valorização no Rio. Além de bons investimentos, comprar unidades imobiliárias nestes locais é uma ótima oportunidade neste momento”, afirma Daniel Fernandes, diretor de negócios da Brookfield no Rio de janeiro.

Mesmo os que têm conceito diferente do condomínio clube, geram vendas quase que imediatas. O Esmeralda, da Santa Cecília, levou para Jacarepaguá o conceito de resort. As sofisticadas opções de lazer contam com deck e bar molhados, hidro com cascata, playground. quadra esportiva, churrasqueira terraço e outros. Em Campo Grande, a Fernandes Araújo pretende criar mais um condomínio, Fiori Residências. Paulo Araújo, gerente comercial diz que o tamanho do terreno viabiliza a construção de grandes empreendimentos, com plantas modernas.

As incorporadoras apostam também que a demanda pelos corporativos na zona oeste continuará crescente ao longo de 2014. A RJZ Cyrela e a Calçada lançaram, respectivamente, o LEAD Américas Business e o VERTICE Mali & Offices.

Lançamentos para todos os gostos

A diversificação dos empreendimentos imobiliários que estão sendo lançados é uma tendência que atende a uma demanda por moradias personalizadas e com diferenciais exclusivos

Encontrar o imóvel que seja o ideal ao seu estilo de vida já não é mais problema para o carioca. O mercado imobiliário do Rio vive um boom de diversificados lançamentos de empreendimentos, os quais, em sua maioria, oferecem um valor agregado ao comprador.

É possível encontrar ofertas que vão desde o enxoval completo, ou seja, toda a mobília incluída, até imóveis em empreendimentos que possuem petcare para os bichos de estimação e garage band para os filhos adolescentes que sonham em montar sua própria banda. Ou, ainda, diferenciais exclusivos, como piscinas com pedras vulcânicas que dão a aparência de água do mar.

A diversificação, na verdade, é fruto da percepção das construtoras de que o consumidor quer algo além da casa própria: “Percebemos que novidade e exclusividade aliadas a conforto e praticidade, atraem. Hoje, não bastam apenas itens mais tradicionais como piscina e churrasqueira. É preciso oferecer novidades que sejam úteis à rotina de quem procura imóvel”, explica José de Albuquerque, diretor de incorporação da Brookfield Incorporações, que vem lançando no Rio vários empreendimentos com este foco. Um deles é o Damai, na Barra da Tijuca, empreendimento de alto padrão voltado para um público que anseia por diferenciais exclusivos. “Este tipo de consumidor merecia uma piscina diferente e a pedra vulcânica, que dá a ela a aparência de água do mar, tem tudo a ver com o condomínio, que segue uma linha voltada para o bem-estar”, justifica Albuquerque. Já o Soho Residence, no Centro Metropolitano da Barra, próximo lançamento da incorporadora, terá uma área de lazer com mais de 40 itens, como o Espaço Artes (um pequeno ateliê), o Studio Hitts (uma espécie de garage band), o Cine Arte e o Espaço Gastronomia Criativa.

O empreendimento foi idealizado para estar integrado à região e à proposta de viver e res pirar arte.

“A exemplo do Soho Nova York, do Palermo Soho, de Buenos Aires, e do London Soho, de Londres, a Barra da Tijuca vive um dos maiores ciclos de desenvolvimento da Zona Oeste e já possui elementos que lhe conferem essa característica, como casas de show, shoppings com foco em decoração, o Polo Rio Cine & Vídeo e a Cidade das Artes, o que contribui por atrair cada vez mais artistas e envolvidos na chamada indústria criativa”, avalia o diretor da Brookfield. Outro diferencial que vem atraindo consumidores é o enxoval completo. Ao adquirir o imóvel, o comprador não precisa se preocupar em decorá-lo, pois já vem com tudo dentro. Uma das construtoras que aposta neste filão é a João Fortes Engenharia, que lançou recentemente no Recreio dos Bandeirantes o Mares de Goa.

De toalhas de banho à geladeira e televisão, passando por tapetes, ferro de passar roupa, cabides, porta-retratos, sofás, camas e dezenas de outros itens, tudo o que é necessário à decoração de uma casa, está incluído na compra de um dos apartamentos.

O Mares de Goa funcionará também como Hospitality Center da Mídia para os Jogos Olímpicos de 2016.

Outros empreendimentos, como o Maui Unique Life Residences e o Choice, ambos da Construtora Calçada, também oferecem valores agregados. No Maui, a ser lançado no Pontal Oceânico, o comprador poderá contar com salão de beleza, aulas de surf e academia. Enquanto o empreendimento não estiver concluído, ele terá descontos nesses serviços. O Maui terá cinco blocos, com um total de 477 unidades de dois e três quartos e 28 lojas térreas.

Já o Choice, empreendimento na Praia do Recreio dos Bandeirantes e que terá 360 unidades divididas em dois blocos com 23 pavimentos cada, oferece mais de uma opção de benefício. O comprador poderá optar por armários planejados, eletrodomésticos ou equipamentos de ar-condicionado, todos de marcas conhecidas.

“Há três anos o mercado vem oferecendo ao público opções que contribuem para que o imóvel desejado caiba no orçamento. E muitas vezes isso faz a diferença na hora de decidir qual imóvel comprar”, conta o advogado Maurício Moreira Furtado, consultor imobiliário que há mais de 15 anos atua nas regiões da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes. “Um dos argumentos que mais ouço de clientes que optam por este tipo de apartamento é que quando se compra um imóvel já mobiliado está se economizando duplamente, tanto em recursos quanto cru tempo para decorá-lo todo”, completa.

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