Na Zona Oeste, a expansão continua

Diversos fatores, como a despoluição da Lagoa de Marapendi e a integração do BRT TransOeste ao metrô, futuramente garantem bons investimentos em imóveis na região

Zona Oeste do Rio, que tem vivido nos últimos anos o boom imobiliário, ainda tem muito “chão” pela frente no que se trata de aumento na oferta de imóveis, O crescimento demográfico e a elevação de renda da população deverão continuar direcionando para a região a maior parte dos lançamentos:

“A Barra e o Recreio possuem um crescimento natural próprio, desvinculado de quaisquer outros fatores, que é a grande transformação urbanística e os grandes eventos. A Copa e as Olimpíadas vão ser realizadas naquela região. Além disso, a despoluição da Lagoa de Marapendi e os investimentos em mobilidade urbana, com a construção da Transoeste e sua integração à futura estação do metrô na Barra, são fatores sustentáveis de crescimento e valorização imobiliária”, analisa Rogério Zylberstajn, presidente da RJZ Cyrela.

Os bairros do Recreio, Jacarepaguá

e Barra da Tijuca lideraram o ranking de lançamentos imobiliários no ano de 2013. Estudo divulgado pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) mostra que do total de 21.247 novas unidades inauguradas no ano passado na cidade, 10.524 se deram naqueles três bairros, representando quase 50% do total.

Mário Amorim, diretor geral da Brasil Brokers, lembra que Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Vargem Grande e Campo Grande ainda têm grandes espaços livres para construção. “A expansão será maior nesses bairros e a preferência por apartamentos de 2, 3 e 4 quartos dentro de empreendi mentos do tipo condomínio clube deverá ser mantida”, analisa Amorim.

Os lançamentos na região continuam com velocidade de vendas e boa parte deles atendendo à demanda por condomínios tipo clube. O Onda Carioca, por exemplo, empreendimento da Brookfield e que tem o conceito beach club, tem mais de 40 itens de lazer e segurança. Muitos deles fazem referência a elementos presentes nas praias cariocas, como quadra de areia, espaço para altinho, futevôlei, frescobol e aparelhos de ginástica ao ar livre. Nem o Cuca Fresca foi esquecido. As vendas dispararam.

“A Barra e o Recreio são dois dos bairros que mais apresentam valorização no Rio. Além de bons investimentos, comprar unidades imobiliárias nestes locais é uma ótima oportunidade neste momento”, afirma Daniel Fernandes, diretor de negócios da Brookfield no Rio de janeiro.

Mesmo os que têm conceito diferente do condomínio clube, geram vendas quase que imediatas. O Esmeralda, da Santa Cecília, levou para Jacarepaguá o conceito de resort. As sofisticadas opções de lazer contam com deck e bar molhados, hidro com cascata, playground. quadra esportiva, churrasqueira terraço e outros. Em Campo Grande, a Fernandes Araújo pretende criar mais um condomínio, Fiori Residências. Paulo Araújo, gerente comercial diz que o tamanho do terreno viabiliza a construção de grandes empreendimentos, com plantas modernas.

As incorporadoras apostam também que a demanda pelos corporativos na zona oeste continuará crescente ao longo de 2014. A RJZ Cyrela e a Calçada lançaram, respectivamente, o LEAD Américas Business e o VERTICE Mali & Offices.

Origem: O Globo, 30/03/2014

Deixe um comentário