Notícias

Projetos que receberam o I Prêmio ASBEA/RJ e Menções Honrosas

EDIFÍCIOS MULTIFAMILIARES

PRÊMIO
Escritório: Cité Arquitetura
Projeto: Edifício Mirador

MENÇÃO HONROSA
Escritório: Gisele Taranto Arquitetura
Projeto: Edifício Rêve Leblon

MENÇÃO HONROSA
Escritório: Sérgio Conde Caldas Arquitetura
Projeto: Edifício Sacopã

RESIDÊNCIAS UNIFAMILIARES

PRÊMIO
Escritório: Bernardes Arquitetura
Projeto: Casa Delta

MENÇÃO HONROSA
Escritório: Gisele Taranto Arquitetura
Projeto: Residência Brise

MENÇÃO HONROSA
Escritório: RAF Arquitetura
Projeto: Portobello II

EDIFÍCIOS COMERCIAIS

PRÊMIO
Escritório: Sérgio Conde Caldas Arquitetura
Projeto: Vogue Square

MENÇÃO HONROSA
Escritório: Larq Turano Arquitetura
Projeto: Condomínio Estrada dos Três Rios

MENÇÃO HONROSA
Escritório: Larq Turano Arquitetura
Projeto: Metropolis

HOTELARIA

MENÇÃO HONROSA
Escritório: Bernardes Arquitetura
Projeto: Hotel José Ignacio

EDIFÍCIOS INSTITUCIONAIS

PRÊMIO
Escritório: RAF Arquitetura
Projeto: Hospital Unimed Barra

MENÇÃO HONROSA
Escritório: Bernardes Arquitetura
Projeto: Cidade do Cinema

MENÇÃO HONROSA
Escritório: Ruy Rezende Arquitetura (RRA)
Projeto: BR Distribuidora

EDIFÍCIOS DE SERVIÇOS

PRÊMIO
Escritório: Pontual Arquitetura
Projeto: Porto Brasilis

MENÇÃO HONROSA
Escritório: RAF Arquitetura
Projeto: Abengoa

EDIFÍCIOS INDUSTRIAIS

MENÇÃO HONROSA
Escritório: RAF Arquitetura
Projeto: Brasdril

ARQUITETURA CORPORATIVA

PRÊMIO
Escritório: Ivan Rezende Arquitetura
Projeto: Novo Ambiente Ipanema

MENÇÃO HONROSA
Escritório: Casa 3
Projeto: Varco

INTERIORES

PRÊMIO
Escritório: Duda Porto Arquitetura
Projeto: Casa de Fim de Semana

MENÇÃO HONROSA
Escritório: Bernardes Arquitetura
Projeto: Restaurante Gurumê

MENÇÃO HONROSA
Escritório: Gisele Taranto Arquitetura
Projeto: Edifício Rêve Leblon

MENÇÃO HONROSA
Escritório: Ricardo Melo & Rodrigo Passos
Projeto: X.O. Wine Bar

MENÇÃO HONROSA
Escritório: Miguel Pinto Guimarães Arquitetura
Projeto: Restaurante Uniko

RESTAURO

MENÇÃO HONROSA
Escritório: Cité Arquitetura
Projeto: Gamboa Offices

MENÇÃO HONROSA
Escritório: Ernani Freire Arquitetura
Projeto: Galeria de Arte Mercado

PAISAGISMO

PRÊMIO
Escritório: Landscape Arquitetura
Projeto: Casa Jor

MENÇÃO HONROSA
Escritório: Mais Dois Arquitetura
Projeto: Parque Infantil do Jockey Clube do Brasil

URBANISMO

MENÇÃO HONROSA
Escritório: Sérgio Conde Caldas Arquitetura
Projeto: Marabá

PROJETOS ESPECIAIS

PRÊMIO
Escritório: Indio da Costa
Projeto: Marina da Gloria

MENÇÃO HONROSA
Escritório: RAF Arquitetura
Projeto: Estação Ferroviária Central do Brasil

PRÊMIO SÉRGIO BERNARDES
Arquiteto Indio da Costa

Grupo Safra compra edifício Gherkin, em Londres, avaliado em R$ 2,6 bilhões

O imóvel em forma de ogiva foi posto à venda em julho deste ano e é um dos mais conhecidos da cidade

Reprodução O edifício Gherkin, de 40 andares, projetado por Norman Foster

 

Segundo informações da agência de notícias AFP, o grupo Safra, controlado pela família do banqueiro brasileiro Joseph Safra, anunciou nesta segunda-feira (10) a compra do emblemático edifício The Gherkin, no bairro financeiro da City de Londres.

O imóvel em forma de ogiva foi posto à venda em julho deste ano por cerca de £ 650 milhões.

Em seu comunicado, o grupo não revelou o montante da negociação.

O arranha-céu, projetado pelo arquiteto britânico Norman Foster, foi inaugurado em 2004. O prédio tem180 metros de altura, 41 andares e 47.000 metros quadrados de escritórios. Há um restaurante e bar no local.

“Em apenas dez anos, este edifício tornou-se um marco de Londres e se distingue de outros no mercado com excelente potencial de crescimento”, afirmou o Safra em um comunicado.

 

 

15 dicas para abrir um escritório de arquitetura e ter sucesso!

 

ENTRE AS ESTRATÉGIAS PARA GANHAR VISIBILIDADE E FECHAR BONS CONTRATOS, ARQUITETOS APONTAM A IMPORTÂNCIA DE SOCIALIZAR COM POTENCIAIS CLIENTES E PARTICIPAR DE CONCURSOS

Profissionais de renomados escritórios nacionais e estrangeiros de arquitetura compartilham, aqui, suas experiências e dão dicas a jovens arquitetos sobre como abrir uma empresa e obter sucesso.

As dez melhores faculdades de arquitetura da Europa
10 filmes que todo estudante de arquitetura deveria assistir
Veja 20 casas feitas de contêineres ao redor do mundo

Há muitas questões a serem consideradas, mas, segundo Mark Cavagnero, que abriu o escritórioMark Cavagnero Associates Architects há 19 anos, em San Francisco (EUA), a mais importante e pouco comentada é: como ser contratado? Para ele, que falou ao portal Architizer, não se trata apenas de iniciar seu negócio, mas de como efetivamente sobreviver com ele.

No Brasil, segundo Rodrigo Marcondes Ferraz, titular do estúdio FGMF Arquitetos, abrir um escritório de arquitetura é muito simples. “Você pode começar, após formado, com apenas um computador e um telefone dentro de casa. Do ponto de vista fiscal é possível emitir recibos de autônomo e a situação está resolvida”, explica. Porém, fazer com que ele cresça, trabalhe em projetos de maior escala e tenha reconhecimento dos pares e do mercado é algo mais complicado.

Marcondes Ferraz cita, como passos em direção ao equilíbrio financeiro e ao sucesso, a formação constante da equipe, especialização do escritório, busca pela originalidade nos projetos, criatividade e profissionalismo ao lidar com questões técnicas, e participação em concursos. “Tente se envolver com os órgãos de classe, encontre seus colegas, veja o que está acontecendo do lado de fora do seu escritório e, por fim, seja curioso sempre”, destaca.

Para os arquitetos do ateliê franco-brasileiro Triptyque, abrir um escritório é “um grande salto no escuro”, ato que deve ser considerado, de preferência, na vitalidade avassaladora da juventude ou somente após conquistar experiência suficiente para conhecer – e convencer – um mercado conservador por natureza.

Eles aconselham que, primeiramente, o arquiteto tome consciência da sua nulidade como administrador de empresa e, em seguida, insista na correção desse problema. Além disso, mostrar capacidade de adaptação e persuasão sem perder o foco e ter otimismo são características essenciais para chegar ao sucesso.

Confira as principais dicas:

1. Quem é você?

Antes de começar a produzir releases e prospectar clientes, a primeira coisa a ser feita é determinar o que você quer ser quando crescer. Acreditar no seu trabalho e encontrar sua verdadeira paixão é a chave para comunicar bem as suas ideias a outras pessoas.

2. Socialize com os clientes que você quer ter

Liderar um escritório significa estar sempre trabalhando. Não há separação entre vida social e profissional. A qualquer momento você pode estar em uma conversa com um potencial cliente. Porém, não force a barra, seja você mesmo e ele perceberá isso.

3. Descubra o que sua cidade oferece para as empresas locais

Na cidade norte-americana de San Francisco, por exemplo, é possível se registrar como uma empresa de negócio local e, com isso, integrar uma lista que permitirá contato com o governo e escritórios já estabelecidos.

4. Peça conselhos

Ligue para profissionais que você admira. Na conversa, apresente-se e pergunte sobre a possibilidade de saber mais sobre as experiências e desafios enfrentados por eles.

5. Planeje orçamento para marketing e desenvolvimento de negócios

Fazer marketing em um escritório pequeno pode parecer luxo para algumas pessoas. Porém, divulgar sua marca é essencial. Aproveite que você é treinado para solucionar problemas com criatividade e coloque isso no marketing também.

6. Considere um pro bono ou baixos honorários – para o projeto certo

Se tiver chance, trabalhe voluntariamente ou junte-se a algum profissional ou equipe em um projeto com baixos honorários. Mas escolha um que você acredite e que terá bastante visibilidade.

7. Participe de concursos

Envie desenhos e renders para competições. Mesmo que que você não vença o concurso ou que seu projeto não seja construído, é uma boa oportunidade de ficar conhecido.

8. Invista em boas fotografias

Para ser publicado na mídia impressa ou na web, você precisa ter fotos de alta qualidade. Para isso, o ideal é encontrar um fotógrafo que compreenda a sua visão. Assim, os bons projetos são exaltados e os mais modestos acabam sendo valorizados.

9. A internet é sua amiga

Com a diminuição da mídia impressa, será mais difícil publicar em revistas. Porém, todas elas têm edições online. Relacione-se com os editores dessas publicações. Quanto mais projetos forem publicados na internet, mais facilmente você será encontrado por palavras-chave nos sites de busca.

10.Trate seus pequenos projetos como se fossem maiores

Fale sobre qualquer projeto que você tenha trabalhado usando palavras que o valorizem e jamais subestime seus conhecimentos. Você é dono de cada projeto em que você trabalhou, não importa o tamanho.

11. Associe-se a grandes escritórios para participar de projetos de destaque

Como um escritório iniciante, você não terá capacidade de lidar com comissões altas. Mas você pode se associar a empresas acostumadas com elas. Deixe elas saberem de seu interesse. Iniciar com uma pequena parte de um grande projeto pode levar a conquistas maiores no futuro.

12. Leve a sério as oportunidades excêntricas

Por mais estranhas que possam parecer, elas podem gerar projetos interessantes e gerar visibilidade.

13. Relacione-se com toda a indústria, não só com os arquitetos

Não ignore um fornecedor ou fabricante de móveis em um evento, só porque ele não é um designer. Eles têm informações valiosas que podem lhe ajudar a conquistar clientes. Por isso, relacione-se com pessoas que estão olhando para o mesmo tipo de trabalho que você, mas de um ângulo completamente diferente.

14. Seja publicado em lugares que os clientes irão ver

Lembre-se: suas revistas favoritas nem sempre são as mesmas que as dos seus potenciais clientes. É bom ser reconhecido pelos colegas de profissão, mas não se esqueça dos interesses de seus clientes – também procure publicações de negócios e comportamento influentes em sua região.

15. Interaja com grupos interessados em reformas

Praticamente todos os lugares em que pais jovens estão reunidos – parquinhos, churrascos, festa de aniversários etc. – são bons para prospectar clientes. Se você tiver filhos, então, melhor ainda. As reformas e construções de casas unifamiliares, geralmente, são conseguidas por meio da escola e dos pais dos alunos.

Página 10 de 175« Primeira...89101112...203040...Última »