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Grupo Safra compra edifício Gherkin, em Londres, avaliado em R$ 2,6 bilhões

O imóvel em forma de ogiva foi posto à venda em julho deste ano e é um dos mais conhecidos da cidade

Reprodução O edifício Gherkin, de 40 andares, projetado por Norman Foster

 

Segundo informações da agência de notícias AFP, o grupo Safra, controlado pela família do banqueiro brasileiro Joseph Safra, anunciou nesta segunda-feira (10) a compra do emblemático edifício The Gherkin, no bairro financeiro da City de Londres.

O imóvel em forma de ogiva foi posto à venda em julho deste ano por cerca de £ 650 milhões.

Em seu comunicado, o grupo não revelou o montante da negociação.

O arranha-céu, projetado pelo arquiteto britânico Norman Foster, foi inaugurado em 2004. O prédio tem180 metros de altura, 41 andares e 47.000 metros quadrados de escritórios. Há um restaurante e bar no local.

“Em apenas dez anos, este edifício tornou-se um marco de Londres e se distingue de outros no mercado com excelente potencial de crescimento”, afirmou o Safra em um comunicado.

 

 

15 dicas para abrir um escritório de arquitetura e ter sucesso!

 

ENTRE AS ESTRATÉGIAS PARA GANHAR VISIBILIDADE E FECHAR BONS CONTRATOS, ARQUITETOS APONTAM A IMPORTÂNCIA DE SOCIALIZAR COM POTENCIAIS CLIENTES E PARTICIPAR DE CONCURSOS

Profissionais de renomados escritórios nacionais e estrangeiros de arquitetura compartilham, aqui, suas experiências e dão dicas a jovens arquitetos sobre como abrir uma empresa e obter sucesso.

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Há muitas questões a serem consideradas, mas, segundo Mark Cavagnero, que abriu o escritórioMark Cavagnero Associates Architects há 19 anos, em San Francisco (EUA), a mais importante e pouco comentada é: como ser contratado? Para ele, que falou ao portal Architizer, não se trata apenas de iniciar seu negócio, mas de como efetivamente sobreviver com ele.

No Brasil, segundo Rodrigo Marcondes Ferraz, titular do estúdio FGMF Arquitetos, abrir um escritório de arquitetura é muito simples. “Você pode começar, após formado, com apenas um computador e um telefone dentro de casa. Do ponto de vista fiscal é possível emitir recibos de autônomo e a situação está resolvida”, explica. Porém, fazer com que ele cresça, trabalhe em projetos de maior escala e tenha reconhecimento dos pares e do mercado é algo mais complicado.

Marcondes Ferraz cita, como passos em direção ao equilíbrio financeiro e ao sucesso, a formação constante da equipe, especialização do escritório, busca pela originalidade nos projetos, criatividade e profissionalismo ao lidar com questões técnicas, e participação em concursos. “Tente se envolver com os órgãos de classe, encontre seus colegas, veja o que está acontecendo do lado de fora do seu escritório e, por fim, seja curioso sempre”, destaca.

Para os arquitetos do ateliê franco-brasileiro Triptyque, abrir um escritório é “um grande salto no escuro”, ato que deve ser considerado, de preferência, na vitalidade avassaladora da juventude ou somente após conquistar experiência suficiente para conhecer – e convencer – um mercado conservador por natureza.

Eles aconselham que, primeiramente, o arquiteto tome consciência da sua nulidade como administrador de empresa e, em seguida, insista na correção desse problema. Além disso, mostrar capacidade de adaptação e persuasão sem perder o foco e ter otimismo são características essenciais para chegar ao sucesso.

Confira as principais dicas:

1. Quem é você?

Antes de começar a produzir releases e prospectar clientes, a primeira coisa a ser feita é determinar o que você quer ser quando crescer. Acreditar no seu trabalho e encontrar sua verdadeira paixão é a chave para comunicar bem as suas ideias a outras pessoas.

2. Socialize com os clientes que você quer ter

Liderar um escritório significa estar sempre trabalhando. Não há separação entre vida social e profissional. A qualquer momento você pode estar em uma conversa com um potencial cliente. Porém, não force a barra, seja você mesmo e ele perceberá isso.

3. Descubra o que sua cidade oferece para as empresas locais

Na cidade norte-americana de San Francisco, por exemplo, é possível se registrar como uma empresa de negócio local e, com isso, integrar uma lista que permitirá contato com o governo e escritórios já estabelecidos.

4. Peça conselhos

Ligue para profissionais que você admira. Na conversa, apresente-se e pergunte sobre a possibilidade de saber mais sobre as experiências e desafios enfrentados por eles.

5. Planeje orçamento para marketing e desenvolvimento de negócios

Fazer marketing em um escritório pequeno pode parecer luxo para algumas pessoas. Porém, divulgar sua marca é essencial. Aproveite que você é treinado para solucionar problemas com criatividade e coloque isso no marketing também.

6. Considere um pro bono ou baixos honorários – para o projeto certo

Se tiver chance, trabalhe voluntariamente ou junte-se a algum profissional ou equipe em um projeto com baixos honorários. Mas escolha um que você acredite e que terá bastante visibilidade.

7. Participe de concursos

Envie desenhos e renders para competições. Mesmo que que você não vença o concurso ou que seu projeto não seja construído, é uma boa oportunidade de ficar conhecido.

8. Invista em boas fotografias

Para ser publicado na mídia impressa ou na web, você precisa ter fotos de alta qualidade. Para isso, o ideal é encontrar um fotógrafo que compreenda a sua visão. Assim, os bons projetos são exaltados e os mais modestos acabam sendo valorizados.

9. A internet é sua amiga

Com a diminuição da mídia impressa, será mais difícil publicar em revistas. Porém, todas elas têm edições online. Relacione-se com os editores dessas publicações. Quanto mais projetos forem publicados na internet, mais facilmente você será encontrado por palavras-chave nos sites de busca.

10.Trate seus pequenos projetos como se fossem maiores

Fale sobre qualquer projeto que você tenha trabalhado usando palavras que o valorizem e jamais subestime seus conhecimentos. Você é dono de cada projeto em que você trabalhou, não importa o tamanho.

11. Associe-se a grandes escritórios para participar de projetos de destaque

Como um escritório iniciante, você não terá capacidade de lidar com comissões altas. Mas você pode se associar a empresas acostumadas com elas. Deixe elas saberem de seu interesse. Iniciar com uma pequena parte de um grande projeto pode levar a conquistas maiores no futuro.

12. Leve a sério as oportunidades excêntricas

Por mais estranhas que possam parecer, elas podem gerar projetos interessantes e gerar visibilidade.

13. Relacione-se com toda a indústria, não só com os arquitetos

Não ignore um fornecedor ou fabricante de móveis em um evento, só porque ele não é um designer. Eles têm informações valiosas que podem lhe ajudar a conquistar clientes. Por isso, relacione-se com pessoas que estão olhando para o mesmo tipo de trabalho que você, mas de um ângulo completamente diferente.

14. Seja publicado em lugares que os clientes irão ver

Lembre-se: suas revistas favoritas nem sempre são as mesmas que as dos seus potenciais clientes. É bom ser reconhecido pelos colegas de profissão, mas não se esqueça dos interesses de seus clientes – também procure publicações de negócios e comportamento influentes em sua região.

15. Interaja com grupos interessados em reformas

Praticamente todos os lugares em que pais jovens estão reunidos – parquinhos, churrascos, festa de aniversários etc. – são bons para prospectar clientes. Se você tiver filhos, então, melhor ainda. As reformas e construções de casas unifamiliares, geralmente, são conseguidas por meio da escola e dos pais dos alunos.

Elegância e sobriedade dão o tom da 24ª edição da Casa Cor Rio

Cores neutras, madeira e painéis com jardim vertical são alguns dos destaques dos ambientes da mostra de decoração

Ambientes arejados e amplos, apesar da pouca metragem dos apartamentos. A 24ª edição da Casa Cor Rio prova que a elegância não está restrita a apartamentos luxuosos e gigantescos. Com recursos da própria mobília ou de “paredes de vidro”, os ambientes ganham divisórias criativas, que não inviabilizam o pouco espaço disponível. No loft projetado pela designer Paola Ribeiro, por exemplo, uma estante de livros faz as vezes de parede, separando o quarto da sala de estar.

 

Os tons terrosos e o chão acarpetado deixam o quarto de casal muito mais confortável e aquecido. Projeto de Luiz Fernando Gtabowsky. Foto: Divulgação

 

Serviço:
Casa Cor Rio
Data – 29 de outubro a 7 de dezembro
Local – CasaShopping
End. – Avenida Ayrton Senna, 2150 blocos O/P – Barra da Tijuca – RJ
Horário – terça a sábado (e feriados) das 12h às 22h; domingo das 12h às 20h
Ingresso – terça e quarta-feira: R$ 40,00; quinta a domingo (inclusive feriados): R$ 50,00; passaporte válido para todos os dias da mostra: R$ 80,00

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