Um grande salto que ainda vai longe

O calendário de eventos internacionais na cidade e a expansão da indústria petrolífera no Estado gearam uma demanda por empreendimentos hoteleiros de qualidade

O setor hoteleiro foi a grande estrela do balanço do ano passado do mercado imobiliário. Segundo dados da Associação de Dirigentes de Empresas do Merca do Imobiliário (ADEMI) o ano de 2013 foi marcado pelo salto deste setor, que lançou quase duas mil unidades, significando um aumento de 196% com relação ao ano anterior. E o crescimento continuará em 2014: “O crescimento do setor hoteleiro ainda não atingiu sua maturidade. Ele não acontece só na capital fluminense. Cada vez mais cidades do estado do Rio, como Niterói, Itaboraí, Teresópolis e Três Rios, recebem investimentos no segmento. O crescimento do setor está a pleno vapor’ aposta a diretora executiva da Faciity Negócios Imobiliários, Bianca Carvalho.

A demanda por rede hoteleira, segunda ela, pode ser explicada pela expansão da indústria no estado, como a petroleira, principalmente após a descoberta da camada de pré-sal: “O setor hoteleiro é o primeiro produto imobiliário a acompanhar a demanda industrial e está sempre aliado à infraestrutura”, diz.

Outros fatores, como as realizações da Copa do Mundo em junho e dos Jogos Olímpicos de 2016 e as transformações urbanísticas pelas quais a cidade do Rio passa, estão gerando uma de manda atual e futura por hospedagem de qualidade.

Grandes grupos hoteleiros estrangeiros, como Wyndham, Best Western, Pestana e Sofitel, já desembarcaram por aqui dispostos a investir no setor. Também as construtoras do Rio têm investido no lançamento de empreendimentos hoteleiros para suprir a carência de leitos em todo o estado.

“Investimentos em projetos de desenvolvimento de novos hotéis no Rio são raros e oferecem oportunidades de mercado muito atraentes, principal mente para o investidor. Diante da de manda crescente e da oferta insuficiente e ultrapassada, investir em hotelaria pode gerar grandes resultados’ destaca Ricardo Ranauro, diretor-presidente da Calper, que fechou uma parceria com o grupo hoteleiro Blue Tree para lançar dois hotéis.

Um dos empreendimentos será erguido no Recreio dos Bandeirantes, onde a rede estreia com o Hotel Premium Design Rio, com 279 unidades. A construção estará concluída em 2015 e ficará a apenas oito quilômetros do Parque Olímpico.

O outro empreendimento é em Macaé, rota do petróleo. A construtora vai lançar o Nexus Hotel & Residences, complexo de multiuso voltado para investidores. Com Valor Geral de Venda de aproximadamente R$ 385 milhões, o empreendimento já teve mais de 70% de suas 1.828 unidades vendidas.

“A demanda hoteleira é crescente no município, graças principalmente à procura do setor corporativo, ligado às atividades da indústria naval e petroleira.  Esta é uma grande oportunidade de investimento’ destaca Cláudio Hermolin, diretor regional da PDG Rio, que também investe no segmento com a construção do primeiro hotel quatro estrelas de Campos dos Goytacazes, no norte do estado. Com a bandeira do Golden Tulip, a administração será feita em parceria com a Brazil Hospitality Group (BHG).

Origem: O Globo, 30/03/2014

Deixe um comentário