Projeto Uçá promove limpeza em mangue da Baía de Guanabara

Projeto plantou mais de 24 mil mudas em área equivalente a nove Maracanãs. A limpeza de toda a área é fundamental, pois o lixo impede que a vegetação e o caranguejo cresçam

Projeto visa estudar e preservar o caranguejo uçá nos manguezais. Foto: Divulgação

Após dois anos de estudo e trabalho em campo, o projeto Caranguejo Uçá, patrocinado pela Petrobras, comemora o resultado de uma série de ações para conhecer e melhorar as condições de vida do caranguejo uçá na região leste da Baía de Guanabara. Implementado pela ONG Guardiões do Mar, o projeto reflorestou, com 24 mil mudas, uma área de 8,7 hectares, equivalente a nove estádios do Maracanã, em pouco mais de um ano.

A região leste da Baía de Guanabara compreende a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim, com abrangência dos municípios São Gonçalo, Itaboraí e Magé. Niterói e Maricá também foram contemplados com ações do projeto. A limpeza de toda a área, que possui principalmente resíduo sólido de origem residencial, como plástico, é fundamental, já que ao ser depositado nos manguezais, impede que a vegetação e o caranguejo cresçam. Por sua vez, o caranguejo uçá desempenha importante papel para o equilíbrio do ambiente, e é fonte de alimento e de subsistência de comunidades costeiras.

“Do total de quase três toneladas de resíduos, 2,2 toneladas eram de plástico que vem das residências. Precisamos contar com o apoio da sociedade”, diz o biólogo marinho e presidente da Guardiões do Mar, Pedro Belga.

Para sensibilizar a população, realizou-se um trabalho de educação ambiental junto a 35 mil pessoas, entre moradores, alunos e professores do Ensino Fundamental. Ao todo, 82 escolas dos seis municípios foram mobilizadas.

Deixe um comentário