Nova etapa na Benjamin Constant

Últimos postes estão sendo retirados para a conclusão de mais uma etapa do alargamento da rua. Obra deve terminar em 12 meses

Vinícius Amparo

A concessionária Ampla está retirando os postes de luz antigos e readaptando a rede de distribuição de alta tensão da via. Foto: Lucas Benevides

Os últimos postes de luz já estão sendo retirados para conclusão de mais uma etapa do alargamento da Rua Doutor Benjamin Constant, no Barreto. A obra, que foi iniciada em março de 2012, irá expandir 150 metros da via e tem como objetivo desafogar o trânsito da região, facilitando a ligação entre a Zona Norte e o Centro da Cidade. A intervenção prevê ainda garantir maior fluidez a quem precisar trafegar pelo bairro. A modificação também servirá como “rota de fuga” para os motoristas quando for necessário fechar alguma pista da Avenida do Contorno durante as obras de duplicação da via.

A obra compreende a extensão do viaduto até o Largo do Barradas, totalizando aproximadamente 800 metros. Em toda a extensão do trecho de alargamento serão confeccionadas uma nova rede de drenagem, além de recapeamento, novas calçadas, meio-fio e sarjetas.

Alguns pedestres lembram que o local onde estão sendo realizadas as obras sofre com frequentes alagamentos quando chove. Por isso, esperam que as intervenções tragam, além de fluidez ao trânsito, infraestrutura para o bairro, com a recuperação das galerias de águas pluviais.

“Quando chove é difícil andar por essa rua. Fica tudo alagado e fica difícil a locomoção. A gente já pediu várias vezes para a Prefeitura realizar esse tipo de trabalho aqui na rua. As poças de água que se formam são enormes, não conseguimos nem sair com o carro para trabalhar. O jeito é esperar essa obra acabar”, diz a moradora Lúcia Borges.

O projeto das obras conta com intervenções divididas em três etapas. A primeira foi o alargamento da via na altura do viaduto até a Rua Carlos Gomes. A segunda consiste nas desapropriações de 25 imóveis e substituição dos postes e caixas de energia. A terceira etapa visa, ainda, o alargamento da via até o Largo do Barradas.

Segundo a Prefeitura, já foi concluída a rede de drenagem dos primeiros 150 metros da via, como feitas na calçada, meio-fio e sarjetas. A concessionária Ampla está retirando os postes de luz antigos e readaptando a rede de distribuição de alta tensão. Já foram retirados do trecho cinco de 11 postes. A obra se encontra em estágio inicial, com cerca de 30% concluída. A próxima fase é concluir as demolições do segundo trecho, que começaram semana passada. O processo de desapropriação está em andamento. A previsão de conclusão da obra é de 12 meses.

Deixe um comentário