IPTU vai sofrer reajuste de 5,85% no ano que vem

Índice de aumento segue o IPCA-E. Pagamento da 1ª parcela ou cota única será nos dias 10 e 11 de fevereiro

RAFAELLA BARROS

FÁBIO TEIXEIRA

O IPTU do Rio ficará 5,85% mais caro em 2014. O reajuste foi feito por meio do Índice de Preços ao Consumidor Amplo — Especial (IPCA-E), conforme antecipara O GLOBO em 13 de novembro, e visa a corrigir a inflação, informou a prefeitura. O IPCA-E fechado de 2013 foi divulgado ontem pelo IBGE. Quem escolher o pagamento em cota única do IPTU terá desconto de 7% sobre o valor total do tributo. O cronograma dos pagamentos, para quem optar pelo parcelamento, já foi divulgado pela prefeitura no Diário Oficial do município. As datas de quitação de quem preferir a cota única são as mesmas da primeira parcela.

A data para pagamento para quem decidir pagar à vista com desconto o imposto é 10 de fevereiro para as inscrições com final de 0 a 5 e dia 11 do mesmo mês para finais de 6 a 9. O vencimento da primeira parcela ocorre nessas mesmas datas. Conforme o Diário Oficial do município, a segunda parcela vence em 10 de março, para os finais de 0 a 5, e um dia depois, para os finais de 6 a 9. A terceira parcela tem vencimentos em 10 e 11 de abril, e a quarta, nos dias 12 e 13 de maio. Em junho, vence a quinta cota, nos dias 10 e 11, e a sexta parcela deve ser paga em 10 e 11 de julho. Em agosto o pagamento da sétima cota deve ser feito nos dias 11 e 12. Em setembro, os vencimentos são nos dias 10 e 11, e em outubro, nos dias 10 e 13. A parcela final vence nos dias 10 e 11 de novembro.

Segundo a Secretaria municipal de Fazenda, os contribuintes que não receberem o carnê do IPTU até dez dias antes do vencimento da primeira parcela devem providenciar a segunda via, que estará disponível a partir de 23 de janeiro, no site http://iptu.rio.rj.gov.br. A segunda via do carnê também poderá ser retirada num dos postos de atendimento do IPTU ou dos Serviços de Atendimento ao Cidadão (SACs) da prefeitura, nos seguintes bairros: Barra da Tijuca, Campo Grande, Praça Seca, Lagoa, Madureira, Ramos, Tijuca, Botafogo, Bangu e Cachambi.

Origem: O Globo, 20/12/2013

Deixe um comentário