Indústria naval de Niterói produz mais um navio de grande porte

Prefeito Rodrigo Neves participou da cerimônia de lançamento no Estaleiro Mauá integrando o programa de modernização da frota da Transpetro

O prefeito Rodrigo Neves também participou da cerimônia de lançamento do navio José Alencar no Estaleiro Mauá. Foto: Divulgação

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, participou na manhã desta terça-feira (14) da cerimônia de viagem inaugural do navio José Alencar, no Estaleiro Mauá, na Ponta da Areia, na região central da cidade. O nome da embarcação é uma homenagem ao ex-vice-presidente da República, morto em março de 2011.

A embarcação, que transportará derivados do petróleo (nafta, gasolina, querosene, óleo diesel, entre outros), é o sexto navio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da Transpetro, subsidiária da Petrobras, a ser entregue em dois anos.

É o quarto navio de produtos encomendado pelo Estaleiro Mauá. Tem 43,8 metros de altura, 182,8m de comprimento e 32,2m de largura. Tem capacidade  de transportar 47.901 toneladas de porte bruto, 12 tanques de carga e dois de sobra.

Rodrigo Neves destacou que, em 2005, o Promef foi lançado em Niterói pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que graças à energia que recebeu dos trabalhadores, Lula pode dar prosseguimento a esse programa.

“Muitos não acreditavam, mas o programa de retomada da indústria naval deu certo e hoje estamos celebrando essa grande conquista. É um dia todo especial para o Brasil, para o Estado do Rio e para Niterói. A indústria naval tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico de nossa cidade e parabenizo não só a Transpetro, mas também aos trabalhadores, que demonstraram sua capacidade inquestionável de trabalho e aos marítimos”, disse o prefeito.

Como parte da cerimônia, o prefeito entregou o diário de bordo ao chefe de máquinas do navio José Alencar, Clodomiro Bahia, e falou sobre o ex-vice presidente.

“Certamente o presidente Lula não faria a mudança que fez no Brasil  se não fosse  José Alencar. Ele foi o maior vice-presidente da história republicana deste país. Ele tinha ampla visão do desenvolvimento nacional, sensibilidade, coração, um trato com as pessoas extraordinário. Foi o ponto de equilíbrio. Uma figura extraordinária”, declarou. XXXFilho de Alencar, Josué Gomes, participou da cerimônia. Emocionado, agradeceu as homenagens ao pai.

“É uma grande emoção que me toma neste momento. Além das homenagens, fico feliz em ver que este programa com esses navios lançados poderá levar o nosso país a ocupar o lugar que ele merece no cenário internacional.

No Brasil, não há lugar para pessimismo e foi com otimismo e perseverança que meu pai contribuiu para que o Brasil tivesse mais progresso e reduzisse as desigualdades sociais”, disse.

O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, afirmou que o lançamento do navio é um momento histórico e que a Transpetro continuará com os investimentos. O Promef já alcançou duas de suas três metas: construir navios no Brasil e com índice de nacionalização mínimo de 65%. O próximo objetivo é atingir a competividade internacional.

Origem: O Fluminense, 14/11/2014

Deixe um comentário