Gafisa reduz estimativa de lançamentos para 2014

Construtora e incorporadora deve lançar de R$ 1,5 bilhão a R$ 1,7 bilhão em projetos em 2014, ante os cerca de R$ 2,7 bilhões previstos para este ano A construtora e incorporadora Gafisa planeja controlar despesas e lançamentos de projetos em 2014, conforme busca reduzir a dívida e aumentar a rentabilidade nos próximos meses, informou o presidente-executivo da empresa, Duilio Calciolari. A empresa deve lançar de R$ 1,5 bilhão a R$ 1,7 bilhão em projetos em 2014, ante os cerca de R$ 2,7 bilhões previstos para este ano, com esta medida, o controle de custos e despesas será fortalecido para reduzir a necessidade de financiamentos, estima o executivo. As ações da Gafisa encerraram o pregão de ontem em alta de 6,29%, cotadas a R$ 3,72. A Gafisa iniciou uma estratégia de recuperação em outubro de 2011 depois de uma rápida expansão em mercados ainda não experimentados que levou a custos muito elevados, cancelamento de vendas e grandes prejuízos trimestrais. Desde então, a companhia reduziu despesas e suspendeu temporariamente os lançamentos da Tenda para se focar na venda de estoques. A dívida líquida provavelmente ficará de 55% e 65% do patrimônio líquido no próximo ano, queda ante os 126% registrados no fim de setembro, disse Calciolari.

Alphaville A companhia utilizará os recursos da venda de participação de 70% da unidade Alphaville neste ano para pagar dívidas perto de vencer, dividendos não recorrentes a acionistas e recomprar ações.

“Determinamos que nossa alavancagem tinha fugido de controle devido a questões operacionais, não é uma questão de disciplina financeira”, disse Calciolari.

Ele acrescentou que o controle de despesas será reforçado. “A disciplina a financeira continua e o controle operacional vai junto com ele.”

O presidente-executivo da Gafisa afirmou que a empresa espera alcançar retorno combinado sobre o capital empregado – um medidor de eficiência financeira – de 14% a 16% em suas unidades da Gafisa e da Tenda em cerca de três anos. “A conclusão da venda da Alphaville muda nossa direção substancialmente no futuro”, disse ele. “Podemos ver o tamanho de nossa empresa a partir de 2014.”

Start-up

A Tenda retomou os lançamentos no início deste ano com um novo modelo de negócio sob o qual a pré-venda só pode ser reservada se os financiamentos forem capazes de ser transferidos para instituições financeiras.

“Vemos a Tenda como basicamente uma start-up (empresa iniciante)”, disse Rodrigo Osmo, diretor da unidade. “É um momento em que ela precisa provar o seu modelo de negócio”, afirmou o executivo.

Osmo disse que a maioria dos antigos projetos não lucrativos devem ser entregues até meados de 2014, e que o tamanho ideal da empresa deve ser de mais de R$ 1 bilhão em lançamentos anuais.

Origem: Jornal do Commercio, 19/12/2013

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