Estudos para novos acessos à Ponte

Empresa que vencer licitação no próximo ano deverá construir viaduto de ligação com a Linha Vermelha e mergulhão em Niterói

Prisca Fontes

Estudos para novos acessos à Ponte Rio-Niterói foram divulgados. Foto: Arquivo

O Ministério dos Transportes publicou ontem, no Diário Oficial da União, um chamamento público para empresas privadas elaborarem estudos para dois novos acessos à Ponte Rio – Niterói: um viaduto que vai ligar a Ponte diretamente à Linha Vermelha e um mergulhão na Avenida Feliciano Sodré, no Centro, passando sob a Praça da Renascença. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério, no ano que vem será aberta uma nova licitação para concessão da Ponte, e a empresa vencedora usará o estudo para ampliar os acessos e desafogar o tráfego da via.

As empresas interessadas em fazer o estudo têm dez dias para protocolar o requerimento de autorização perante o Ministério dos Transportes. Após a seleção, os escolhidos terão 120 dias para entregar os projetos à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Além do viaduto e do mergulhão, poderão ser incluídas outras intervenções relevantes para a fluidez do tráfego na Ponte, nas vias de acesso e região.

Os projetos serão avaliados pelo órgão e um será escolhido para ser colocado em prática pela empresa que vencer a licitação da concessão da Ponte, prevista para o próximo ano, quando o contrato do Grupo CCR expirar. Apenas o estudo vencedor será remunerado.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério, chamar empresas privadas para elaborarem estudos para novos investimentos é uma nova tendência do órgão.

Os estudos devem considerar as demandas atual e futura de veículos nas vias de acesso e nas vias adjacentes, pesquisa origem e destino dos usuários, obras requeridas e seus custos associados, programas de manutenção, conservação, inspeção, monitoramento e custos associados, equipamentos, dispositivos e sistemas necessários para a operação da via, sinalização marítima, estudos e relatórios sobre os impactos que a obra deverá causar ao meio ambiente.

A assessoria não soube informar se será cobrado pedágio nesses novos acessos, no entanto, destacou que a empresa que fizer o estudo vencedor não terá preferência para a concessão da Ponte e, se tiver interessada, deverá participar da licitação.

Participação – O Grupo CCR informou, por meio de nota, que pretende participar do chamamento do Ministério dos Transportes para elaboração dos estudos e que a empresa se sente confortável em participar de todas as iniciativas necessárias voltadas a uma nova concessão da Ponte Rio-Niterói.

Deixe um comentário