Estado planeja nova linha de metrô da Gávea ao Largo da Carioca

A expansão da Gávea ao Centro começaria na PUC-Rio e iria até o Largo da Carioca Marcelo Piu / Agência O Globo

CAIO BARRETTO BRISO

A expansão do metrô para a Barra da Tijuca a partir de Ipanema até hoje rende críticas ao governo do estado. Parte expressiva da população esperava que a nova linha, em direção à Zona Oeste, saísse de Botafogo. Mas uma novidade, antecipada pela coluna de Ancelmo Gois, pode servir como alento aos insatisfeitos. O estado pretende construir oito novas estações ligando a Gávea ao Centro. O trajeto começaria na PUC-Rio (onde já há uma estação em construção, no estacionamento da universidade) e iria até a Carioca, com paradas na Praça Santos Dumont, no Jardim Botânico, no Humaitá, no Largo dos Leões, na Rua São Clemente (em frente ao morro Dona Marta) e em Santa Teresa.

Publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial, o anúncio da licitação, prevista para começar no dia 3 de junho, informa que tem como objetivo a “elaboração e coordenação do projeto básico completo, estudos ambientais e assessoria na obtenção das licenças ambientais prévia e de instalação” da obra. O valor máximo do investimento – apenas nesta fase de planejamento – será de R$ 35,5 milhões. Sem fornecer detalhes, a Secretaria estadual da Casa Civil, à frente do projeto, informou que a linha terá dez quilômetros de trilhos. Chama atenção no trajeto a inclusão de Santa Teresa, e também uma “nova estação de integração”, segundo nota da Casa Civil, no Largo da Carioca.

O pagamento à empresa contratada será feito com recursos provenientes do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam). Além dos estudos ambientais, o projeto básico completo incluiria análises de demanda, segurança e orçamento da obra. Em nota, a Casa Civil disse que, além deste trecho, outros dois estão em discussão: do Jardim Oceânico até o Terminal Alvorada, e de lá para o Recreio.

Paulo Cezar Ribeiro, engenheiro de transportes e professor da Coppe/UFRJ, aprova a iniciativa.

– A ideia é muito boa, pois a demanda é grande nesse trecho, assim como a carência de transporte público. Mas a questão que fica no ar é: por que não fizeram isso antes?”, indaga, completando:

– Todos sabem que o que se chama de Linha 4 (General Osório-Jardim Oceânico) é, na verdade, uma bela esticada da Linha 1.

Pelo traçado original da Linha 4, o trajeto iria da Carioca até o terminal Alvorada. Haveria estações no Morro São João, Largo dos Leões, Humaitá, PUC-Rio, São Conrado e Jardim Oceânico. Mas o governo optou por estender a Linha 1, erguendo estações na Praça Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah e Praça Antero de Quental, de onde os trilhos seguem para a PUC-Rio, São Conrado e Jardim Oceânico.

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