CAU/RJ, Ministério Público e Núcleo Pró-acesso da UFRJ discutem acessibilidade no espaço urbano em seminário gratuito

Preparação para Jogos Olímpicos e Paraolímpicos será o foco do debate entre profissionais da Arquitetura e Direito

A acessibilidade em ambientes urbanos e o conceito de Desenho Universal serão discutidos por profissionais de diversas áreas em evento no dia 15 de agosto, na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). No seminário “Rio Cidade Acessível a Todos”, arquitetos e urbanistas, promotores e representantes do poder público e entidades da sociedade civil analisam o tema, com foco na preparação para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016.

“Pensar o desenho urbano das Cidades sob a premissa da acessibilidade universal é fundamental para democratizarmos os espaços públicos e privados”, avalia Sydnei Menezes, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ).

O seminário é promovido pelo CAU/RJ em parceria com o MPRJ, através do Centro de Apoio Operacional (CAO) das Promotorias de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência, e também pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef-Rio) e o Núcleo Pró Acesso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.

Arquitetos e urbanistas, profissionais com formação jurídica e representantes do poder público vão discutir a aplicação da acessibilidade e do Desenho Universal e sua relação com as normas técnicas, as políticas públicas e projetos de arquitetura e urbanismo.

“Esta aproximação é importante num tema em que é fundamental o conhecimento nas duas áreas técnicas, que se complementam. Em dois anos sediaremos um grande evento esportivo envolvendo as pessoas com deficiência, destaca o promotor Rafael Luiz Lemos de Sousa, subcoordenador do CAO do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

Na ocasião, também haverá o lançamento de dois livros. O jornalista Andrei Bastos, queparticipará da abertura, é o autor de “Assimétricos – Textos militantes de uma pessoa com deficiência”. A arquiteta e urbanista Regina Cohen, também palestrante do seminário, lançará o livro “Metodologia para Diagnóstico de Acessibilidade em Centros Urbanos: Análise da Área Central da Cidade do Rio de Janeiro”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail ceaf.eventos@mprj.mp.br.

Confira a programação completa:

 

Deixe um comentário