“C” de conquistas, mas não da casa própria

Embora considerada classe A ou B, na maioria dos critérios de classificação econômica dos lares brasileiros, a família Vieira — cuja história o EXTRA vem contando numa série de reportagens ao longo desta semana — ainda precisa conquistar o grande sonho da classe C: a casa própria. Hoje, a professora Jus sara, de 47 anos, o coordenador de segurança Antônio, de 45, e o filho João Gabriel, de 11, moram de aluguel numa casa dedois quartos na Pavuna, Zona Norte do Rio, pagando R$ 500 por mês. Mas fazem planos de financiar um imóvel.

— Vimos um apartamento, mas a Caixa só financia 80% do valor. Isso dificulta. Além disso, os preços dos imóveis estãosurreais —diz Jussara. Para Leonardo Schneider, vice-presidente do Sindicato de Habitação do Rio (Secovi Rio), a classe média vem conquistando a moradia:

—Temos um caminho longo a percorrer, mas já há mais facilidade de acesso à casa própria do que há alguns anos. Enquanto o sonho não se realiza, a família comemora outra conquista: o Palio 1999, financiado em cinco anos, foi quitado em julho passado. Para economizar, Antônio optou pelo Gás Natural Veicular (GNV):

— Instalei o kit por causa do desconto no IPVA e para andarmais e pagar menos.

Origem: Jornal Extra, 09/12/2013

Deixe um comentário