Arco Metropolitano: primeiro trecho deve ficar pronto em maio

Estado promete entregar 72 quilômetros da via, que vão desafogar Avenida Brasil e Ponte

Danilo Fariello

Obras do Arco Metropolitano na Rio-Teresópolis, em Duque de Caxias Custódio Coimbra / Agência O Globo

 

O primeiro trecho do Arco Metropolitano que está em obras, da entrada da BR-101 até a BR-040, ficará pronto em maio. A promessa foi feita pelo secretário estadual de Obras do Rio, Hudson Braga, ao ministro dos Transportes, César Borges. A entrega da obra estava prevista inicialmente para novembro do ano passado. Como é executada pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER-RJ), mas financiada principalmente com recursos federais, há uma cobrança por parte do governo federal para que seja concluída, já que é a mais atrasada entre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O trecho de 72 quilômetros deverá desafogar algumas das principais vias da Região Metropolitana, principalmente a Avenida Brasil e a Ponte Rio-Niterói. Em junho do ano passado, a presidente Dilma Rousseff chegou a fazer uma cobrança em público ao governo do Rio, para que a obra fosse entregue em novembro.

— O Arco Rodoviário, vamos entregar em novembro, não é, Pezão? Nós vamos, Pezão. Nós vamos — disse Dilma ao vice-governador do Rio e provável candidato ao governo nas eleições deste ano, Luiz Fernando Pezão.

Na quarta-feira, o ministro César Borges esteve no Rio acompanhando as obras e disse acreditar que até maio os trabalhos possam ser concluídos.

— A obra está no fim, faltam pontos específicos que tinham algum tipo de gargalo em termos de desapropriação ou liberação ambiental, mas me parece que todos agora estão resolvidos — disse ao GLOBO.

O outro trecho do Arco Metropolitano no PAC, de Santa Guilhermina a Manilha, ainda está em fase preparatória de execução no Dnit. Segundo o balanço do PAC, apresentado na semana passada, o trecho será concluído apenas em dezembro de 2016.

Deixe um comentário