Fechamento da Perimetral trará transtornos, afirma especialista

Para professor da Uerj, problemas são inevitáveis e é preciso paciência

Liane Gonçalves

Os cariocas que precisam passar pela Região Portuária dificilmente escaparão dos transtornos que vão surgir com o fechamento do Elevado da Perimetral, a partir de sábado. A opinião é do professor de engenharia de transportes da Uerj José Oliveira Guerra. Mas ele pondera que os problemas poderão ser minimizados conforme as medidas a serem adotadas pela prefeitura. O professor ressalta ainda que a população também precisa ter paciência e colaborar:

— Temos de apostar que está sendo feito algo para o bem da cidade. Essa obra é muito importante. Vai ressuscitar uma região degradada, quase inútil. Todo mundo tem de colaborar.

Guerra recomenda que a prefeitura promova um forte esquema de divulgação das mudanças no trânsito, informando as ruas que serão afetadas. Além disso, afirmou, o número de controladores de tráfego tem de ser compatível com as alterações viárias. Outro ponto importante que ele ressalta é a necessidade de desestimular o uso de automóveis na região.

— As pessoas têm de optar pelo transporte público, mas é preciso melhorar a frequência de trens e metrô. Sei que não é fácil, mas torço para que a prefeitura consiga um plano de contingência capaz de reduzir os transtornos — disse Guerra.

Confira as próximas etapas de mudanças do Elevado da Perimetral

Dia 19, sábado: O Elevado da Perimetral será fechado em definitivo ao tráfego nos dois sentidos, entre o Gasômetro e a Praça Mauá, dentro dos preparativos da prefeitura para a demolição da via expressa. No mesmo dia, será aberta ao trânsito uma nova via paralela à Avenida Rodrigues Alves (Via Binário do Porto, com 3.500 metros de extensão), além de um novo corredor expresso para ônibus entre o Estácio e o Largo da Carioca. Diversas linhas municipais e intermunicipais de ônibus deixarão de chegar ao Centro: os usuários terão que desembarcar nas imediações do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (Into) e seguir viagem em outros coletivos, com o bilhete único. Os ônibus autorizados a seguir viagem até o Centro ganharão ainda faixas exclusivas na Avenida Francisco Bicalho. O metrô ganhará reforço na estação Estácio.

Dia 21, segunda-feira. O metrô vai ampliar o horário de pico em 15 minutos em todas as linhas, com oferta plena de composições. Haverá uma redistribuição operacional de 15% da frota das linhas intermunicipais que vêm de Niterói e São Gonçalo para o BRS Estácio-Carioca, promovendo a integração com o metrô na estação Estácio. Algumas viagens das linhas que vêm de Niterói e São Gonçalo com destino a Castelo, Passeio e Praça XV — que circulam nas avenidas Francisco Bicalho e Presidente Vargas — passarão a fazer o retorno antecipado na Praça da República. Outras linhas que circulam na Avenida Rodrigues Alves deverão retornar na altura da rodoviária, na Rua General Luiz Mendes de Morais.

Junho de 2014. O corredor expresso Oscar Niemeyer, composto pela Binário e por um túnel, no entanto, será inaugurado por etapas. A primeira etapa (da Rodoviária Novo Rio até a Praça Mauá) será aberta em junho de 2014, e a segunda (até o Aterro do Flamengo), em 2016. O Túnel do Binário, com 1.480 metros, terá três pistas em direção à rodoviária. Parte da Rua Primeiro de Março (entrada em frente ao Mosteiro de São Bento) e desemboca entre as ruas Sousa e Silva e Antônio Lage. A prefeitura lembra que o projeto Porto Maravilha é financiado integralmente por dinheiro.

Origem: O Globo, 16/10/2013