São Pedro da Aldeia cria incentivos para atrair indústrias

Município recebe multinacional da área offshore e o maior frigorífico do estado

EDUARDO OLIVEIRA

Com economia baseada na pesca artesanal e no turismo, São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, aposta na isenção de impostos e na desburocratização para incentivar o desenvolvimento. A cidade de 88 mil habitantes, a 140 quilômetros do Rio, passou a oferecer ajuda para acelerar os processos burocráticos e estimular as empresas a comprar terrenos para se instalar e gerar empregos locais. De olho na política de incentivos, o Grupo Sonda adquiriu uma área de 18 milhões de metros quadrados no bairro São Matheus para criação de um polo industrial e logístico.

De acordo com a prefeitura, atualmente 10 empresas estão interessadas em se instalar no local. Em um dos terrenos, o grupo construiu um complexo tecnológico de 300 mil metros quadrados. “A gente faz o meio de campo entre as empresas e os proprietários da terra para acelerar todo o trâmite”, afirmou o coordenador de Desenvolvimento Econômico do município, Gilson Brandão.

A empresa italiana Remu comprou um espaço de 12 mil metros quadrados no polo e será a primeira multinacional do segmento offshore instalada na cidade, a 72 quilômetros de Macaé, a principal base de operações de petróleo e gás do estado. O empreendimento abrigará indústria de alta precisão, que fabricará conexões submarinas e válvulas para serem usadas em campos de petróleo. O valor investido é de cerca de R$ 30 milhões, e a Remu terá cinco anos de isenção de impostos municipais. Inicialmente, 50 empregos serão gerados.

O administrador da Remu, Carlo Marasca, ressaltou que a empresa vai qualificar moradores locais para contratação. “São Pedro da Aldeia é um município estrategicamente localizado e tem o desejo de crescer, se desenvolver e aumentar a qualidade de vida. A Remu vai gerar empregos e trazer educação profissional. Haverá entrevistas para identificar o que falta na capacitação de mão de obra e vamos oferecer cursos de treinamento aos moradores”, disse.

Segundo Brandão, a prefeitura também investe em qualificação tecnológica junto ao Senai para que os moradores da cidade e região possam usufruir a geração de postos de trabalho. “Tudo isso traz benefícios para o município e para a população, já que a geração de emprego só tende a aumentar”, diz o prefeito Cláudio Chumbinho (PT).

Frigorífico vai gerar 600 empregos

São Pedro da Aldeia também ganhará o maior frigorífico do estado e um dos oito maiores do país. Localizada em uma área de 10.800 metros quadrados, a unidade da Mayara Distribuidora está sendo construída no bairro Balneário e vai atender todo o Rio de Janeiro. No total, 600 empregos diretos serão gerados. A obra conta com um investimento de R$ 25 milhões. A inauguração está prevista para o fim de 2016.

“São Pedro da Aldeia está crescendo muito. Várias empresas estão indo para o município. Todo o processo será realizado em três etapas. Na primeira, ficarão prontas sete câmaras, sendo duas de refrigeração e cinco de congelamento”, explicou o empresário Hugo Cecílio.

No momento, o terreno passa pela primeira fase. A empresa contratou 80 funcionários e outros 30 foram absorvidos por empresas terceirizadas. Com exceção das vagas que exigem alta qualificação, a mão de obra é aldeense. Aproximadamente 50 pessoas serão empregadas quando a primeira fase de trabalho for concluída, até o próximo mês de dezembro. “A captação de empresas traz vários benefícios para o município, e a geração de emprego é o mais imediato deles. Cada empresa que chega traz centenas de vagas para o mercado de trabalho”, afirmou o prefeito.

Origem: O Dia, 16/10/2014

Deixe um comentário