Rio-2016: lançados editais para erguer o Complexo de Deodoro

Segundo a prefeitura, obras para construção e reforma das instalações estão previstas para começar no segundo semestre

A prefeitura lançou, nesta quinta-feira, os dois editais de licitação para a construção e a reforma das instalações do Complexo Esportivo de Deodoro, que receberá 11 modalidades olímpicas e quatro paralímpicas durante os Jogos de 2016. Há uma semana — após o Comitê Olímpico Internacional anunciar que acompanhará de perto os preparativos para o evento —, o próprio prefeito Eduardo Paes admitiu que o atraso nas obras do complexo é uma das principais preocupações da cidade no que diz respeito às instalações necessárias para os Jogos.

Segundo a prefeitura, a construção e a reforma do complexo ficarão divididas em duas grandes áreas delimitadas pela linha férrea. Uma delas, na parte norte do terreno, contará com investimento de R$ 647 milhões. No local ficarão o estádio de canoagem slalom, a pista de mountain bike, a pista de BMX, o Centro Nacional de Tiro Esportivo, a arena de rúgbi e combinado do pentatlo moderno, a arena Deodoro (onde acontecem as competições de esgrima do pentatlo e as preliminares do basquete feminino), o centro de hóquei sobre grama e a piscina do pentatlo moderno.

Já a área ao sul terá investimento de R$ 157 milhões. No terreno serão construídos o Centro Nacional de Hipismo, onde acontecerão as competições equestres de cross country, saltos e adestramento. Lá ainda serão construídas a clínica veterinária e a vila dos tratadores.

A construção das instalações está programada para começar no segundo semestre deste ano, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2016. Os contratos preveem dez meses para operação e seis meses, após os Jogos, para desmontagem das estruturas temporárias e adequações das instalações existentes. As duas licitações foram feitas pela Secretaria municipal de Obras, por meio da RioUrbe, em parceria com a Empresa Olímpica Municipal.

Com a publicação dois editais, o processo licitatório do Complexo está finalizado. Em março, a prefeitura já havia concluído a licitação para intervenções viárias no interior e no entorno do complexo. Os recursos para a realização dos projetos compreendidos pelas três licitações serão aportados pelo Ministério do Esporte.

Origem: O Globo, 19/04/2014

Deixe um comentário