Ranking 2014: Demografia das maiores áreas urbanas do mundo, segundo Demographia

© ecstaticist, Flickr

 

Existem atualmente 29 megacidades no mundo e, pela primeira vez na história, se fala que mais da metade da população mundial vive em zonas urbanas.

Buscando reunir dados mais precisos, o centro de estudos estadunidense Demographia realiza anualmente a pesquisa “Demografia das Áreas Urbanas do Mundo” e recentemente publicou a décima edição, relativo à estimativas de 2014.

Nela podemos ter uma ideia da população, superfície urbana e densidade populacional nas 922 áreas urbanas onde vivem mais de 500 mil habitantes. De acordo com os resultados deste ano, a população total destas áreas é de 1,92 bilhões de habitantes, cifra que representa 51% da população urbana mundial. Além disso, verificou-se que as maiores cidades do mundo estão, primeiramente, na Ásia, e em segundo lugar, na América do Norte.

Por outro lado, também se concluiu que no sudeste asiático, América do Note, Europa Ocidental e Japão os residentes de grandes zonas urbanas vivem em lugares muito baixos em termos de densidade.

Mais resultados na continuação.

 

Maiores Áreas Urbanas

A última cidade a ser incorporada dentro da classificação de megacidades foi Londres. Ainda que muitos possam pensar que a capital britânica há muito tempo é uma megacidade, Demographia explica que isso se deve ao fato que desde 1939, o crescimento que se deu fora do cinturão verde não era considerado zona urbana.

 

População

As dez cidades com a maior quantidade de habitantes do mundo são as mesmas que em 2013, contudo a última medição mudou os postos de cada cidade na lista e observou-se que a diferença entre algumas cidades foi reduzida. Segundo consta, Tókio (Japão) segue liderando a lista com 37,6 milhões de habitantes, seguida por Jacarta (Indonésia). Além disso, Manila (Filipinas) ocupou o quinto lugar onde antes estava Shangai (China) e a Cidade do México ocupou o nono lugar, que antes pertencia à nossa representante brasileira, São Paulo.

 

 

Área de Solo Urbano

Nova York possui 11.600 quilômetros quadrados de superfície, sendo, assim, a cidade com maior superfície urbana do mundo. No sexto lugar desta classificação está Boston, uma cidade que pode criar uma percepção errônea de alta densidade urbana pelo seu denso núcleo. No entanto, o relatório esclarece que após a Segunda Guerra Mundial, a suburbanização de Boston não foi muito diferente de como a que ocorreu em Atlanta, uma área altamente urbanizada, mas pouco densa.

 

Densidade Urbana

Das dez cidades mais densas do mundo, oito são do “sub-continente” indiano, enquanto que as outra duas correspondem a Hong Kong e Macau. Nesta lista, Daca, a capital de Bangladesh, segue liderando a lista com 44.000 habitantes por quilômetro quadrado.

 

 

Densidade de Geografia

As maiores densidades através de geografia se apresentam nas cidades da África e Ásia, onde existem mais de 18 mil habitantes a cada 7.000 quilômetros quadrados. Em contraste, América do Norte e Oceania têm as densidades médias mais baixas.

 

No caso particular por países, Bangladesh tem a média de densidade urbana mais alta, com 33 mil habitantes por quilômetro quadrado, quase cinco vezes a média de Ásia. Entre as geografias com mais de 11.500 habitantes por quilômetro quadrado se encontram cidades das Filipinas, Índia, República Democrática do Congo e Paquistão. O único país da América que neste sentido supera as médias mencionadas é Colômbia.

Deixe um comentário