Composições vão representam um aumento de 576 mil lugares por dia no sistema ferroviário do Grande Rio
Com quatro meses de antecedência, chegou nesta quarta-feira (21/5), ao Porto do Rio o primeiro dos 60 novos trens comprados pelo Governo do Estado para operar nos ramais da SuperVia. A composição se somará aos outros 30 veículos chineses entregues pelo Estado à população em 2012. Os novos 60 trens vão representar um aumento de 576 mil lugares por dia no sistema ferroviário do Grande Rio. Com financiamento do Banco Mundial, o governo estadual investiu US$ 306 milhões na aquisição dos novos veículos, fabricados pelo consórcio chinês CMC/CNR/CRC.
Os trens contam com tecnologia de ponta e modernos circuitos de tração e frenagem. Os interiores são mais amplos e confortáveis, equipados com ar-condicionado, TVs, painéis de informações de LED e câmeras de monitoramento. A licitação foi considerada a mais rápida da história do Banco Mundial, registrando o valor mais baixo em compra de trens na América Latina.
De acordo com o governador Luiz Fernando Pezão, quatro novos veículos chegarão mensalmente até agosto de 2015.
– Estive na China para acompanhar o processo de fabricação das composições e fiquei impressionado com a qualidade da fábrica. Quando chegamos ao governo, só existiam 10 trens com ar-condicionado. Hoje, temos 100. Vamos chegar a dezembro com 150 trens com ar-condicionado e até o primeiro semestre de 2015 com toda a frota renovada. A SuperVia transportava cerca de 340 mil passageiros, agora já são mais de 640 mil. Com os investimentos, essa marca chegará a 1 milhão no ano que vem – afirmou o governador.
Segundo a secretária de Transportes, Tatiana Carius, em virtude da economia gerada com a licitação, considerada satisfatória em termos de preço e prazo, o Estado vai aditivar o contrato para aquisição de mais 10 trens e fazer uma nova comprar de mais 12.
– Este é um momento revolucionário para o transporte ferroviário no estado. O processo foi iniciado com a chegada dos 30 trens, que já estão em operação, e propiciaram quase o dobro do número de passageiros transportados. Com a economia gerada, o Estado vai comprar mais composições. Com estas aquisições, somadas aos 10 trens coreanos pagos pelo governo, os 30 em operação e os 20 nacionais, adquiridos pela SuperVia, vamos chegar a mais de 142 novos trens. A gestão atual começou, em 2007, com uma visão revolucionaria do transporte de passageiros. Nunca antes houve um investimento desta magnitude. Foram mais de R$ 1 bilhão em investimentos – disse a secretária.
O segundo lote, com quatro trens, já está atravessando o Atlântico a caminho do Rio, assim como o terceiro, que está sendo embarcado na China. O cronograma de entregas prevê desembarques de pelo menos um lote por mês.
Modernização da frota
Em 2007, a SuperVia operava com uma média diária de 325 mil passageiros por dia, e apenas 10 trens refrigerados. Atualmente o sistema conta com 100 trens com ar condicionado, 65% da frota, atingindo picos de 640 mil passageiros por dia. Os investimentos na modernização da frota, também por parte da concessionária, vão permitir ao Estado encerrar o ano com 85% da frota equipada com ar-condicionado. Até o fim de 2015, a meta é atingir 100% dos trens refrigerados.