Obras da Avenida do Contorno avançam

Na próxima semana serão instaladas as primeiras vigas do novo viaduto. Intervenção no trecho deve ser finalizada em julho

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, visitou na manhã de ontem a obra de duplicação da Avenida do Contorno no Barreto, em Niterói. Na ocasião, o superintendente da Autopista Fluminense, Odílio Ferreira, anunciou a instalação das primeiras vigas do novo viaduto para o início da próxima semana.

A estrutura do elevado de 400 metros conta com 12 apoios e 66 vigas de sustentação que darão lugar a uma nova pista com três faixas de rolamento e uma de acostamento. A intervenção é realizada no trecho que vai do supermercado Assaí até a garagem da Viação 1001 (sentido norte) e será finalizado em julho de 2014. A conclusão da obra, entretanto, está prevista para fevereiro de 2015.

“A ampliação da Avenida do Contorno é fundamental para a mobilidade dos veículos das regiões Leste Fluminense, Baixada Litorânea e Norte do Estado. Especialmente para os municípios de Niterói e São Gonçalo que serão beneficiados com a duplicação da RJ-100. A estrada vai retirar parte do fluxo de dentro da cidade de Niterói para sair diretamente na BR-101. Por isso, a Contorno deve estar preparada para absorver o aumento no tráfego”, explicou o secretário estadual Felipe Peixoto.

Segundo o superintendente da concessionária, Odílio Ferreira, em novembro será concluído o desmonte de parte do morro do Buraco do Boi para a expansão da rodovia. Os 40 mil metros cúbicos de rochas retirados estão sendo reciclados e reutilizados na própria obra em forma de brita.
Ampliação – Iniciada em fevereiro deste ano, a obra de ampliação de capacidade da Avenida do Contorno pretende aliviar os congestionamentos de um dos dez principais gargalos rodoviários do Estado do Rio. Todos os dias passam pelo local cerca de 90 mil veículos. O custo da obra é de cerca de R$ 70 milhões.

A Autopista Fluminense projeta para os próximos cinco anos investimentos da ordem de R$ 1,1 bilhão na BR-101, no trecho sob jurisdição da concessionária entre Niterói e a divisa com o Espírito Santo. Além da intervenção na Avenida do Contorno, a Autopista executa, no momento, obras de duplicação em dois outros nos trechos: entre Rio Bonito e Casimiro de Abreu e entre Macaé e Campos.

Origem: Jornal O Fluminense, 10/10/2013