Gávea quer parque em área abandonada há 20 anos

Terreno tem 8 mil m² e pertence a uma rede de supermercados. Projeto de lei propondo o uso público do local será votado por vereadores

Moradores da Gávea estão se mobilizando para transformar um terreno pertencente a uma rede de supermercados, que está abandonado há 20 anos, em uma área de lazer. Eles querem transformar a área de 8 mil m² em um parque aberto ao público no bairro, que é conhecido pelas suas ruas bucólicas e bem arborizadas. Um projeto de lei está tramitando na Câmara de Vereadores para que a ideia se torne realidade.

O projeto é do vereador Marcelo Queiroz (PP) e será colocado em pauta para votação até o fim desse mês. Caso consiga a aprovação, o político pretende reunir representantes de moradores e comerciantes da Gávea para selecionar a melhor solução arquitetônica e paisagística. Segundo a Associação de Moradores da Gávea (Amagávea), a rede de supermercado foi impedida de explorar a área devido a uma legislação que limita a construção de prédios comerciais ou residenciais no local.

 

Terreno, na Rua Marquês de São Vicente, está sem uso: moradores dizem que ele atrai ratos e insetos Foto: Marco Antônio Cavalcanti / Agência O Dia

 

“Usar esse espaço para construir um condomínio ou um supermercado inviabilizaria ainda mais o trânsito na Gávea. A ideia é unir a população para criar um espaço que todos possam usufruir”, explicou o vereador. Nas redes sociais, o projeto já ganhou apoio de mais de 5 mil moradores. “Nada melhor para a Rua Marques de São Vicente! Antes tarde do que nunca. Um parque já! Nada de mercados ou supermercados para congestionar ainda mais esse lugar! Eu apoio o parque”, publicou o internauta Otto Brautigam.

Alguns usuários também criticam a atual situação do terreno. “Fui moradora da Gávea por muitos anos e ainda trabalho no bairro, passando por esse local quase todos os dias. O terreno e suas ruínas servem, há mais de 15 anos, de criadouro de ratos e de mosquitos. Não devemos, nem cidadãos nem Poder Público, conviver com esse tipo de abandono”, manifestou Beatriz Berro Marins.

Criado na Gávea, o estudante Thiago Almeida, de 23 anos, apoia a iniciativa. “Acho que a gente tem que aproveitar o potencial natural aqui do bairro. Vai valorizar muito o espaço. É muito mais agradável ir a um parque do que a um supermercado”, disse.

 

Deixe um comentário