Dilma visita Galeão e Linha 4

Presidenta vai vistoriar obra do Metrô e participar de assinatura de concessão do aeroporto

A presidenta Dilma Rousseff estará no Rio hoje para participar de dois eventos. O primeiro será às 9h, quando ela acompanhará a assinatura do contrato de concessão do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Ainda pela manhã, Dilma vai conferir o andamento das obras da Estação São Conrado da Linha 4 do Metrô.

Em relação ao Galeão, a missão dos novos donos da principal porta de entrada da Cidade Maravilhosa não permite turbulências. A construção de 26 pontes de embarque e de estacionamento com capacidade mínima para 1.850 veículos e a correção de problemas que atormentam usuários, como acesso ruim à internet, escadas rolantes quebradas e falta de tomadas, são apenas algumas das obrigações que a concessionária Aeroporto Rio de Janeiro assume a partir de hoje. Às 11h, a empresa assina com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o termo de concessão do aeroporto, válido por 25 anos.

Melhorias no Aeroporto Internacional Tom Jobim estão previstas para ficarem prontas até a Copa do Mundo Foto: Fernando Souza / Agência O Dia

O consórcio, que arrematou o aeroporto no leilão de novembro passado por R$ 19 bilhões, é formado pela Odebrecht Transport, Changi Airports, responsável pela operação do aeroporto de Cingapura, considerado o melhor do mundo, e a estatal Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

A proposta vencedora derrotou a concorrente CCR, que no Rio de Janeiro já administra a Ponte Rio-Niterói, a Via Dutra e as barcas.

Em comunicado enviado ontem, a Infraero procura dissipar as nuvens carregadas que costumam nortear a opinião de especialistas sobre supostos atrasos nas obras do Galeão, iniciadas em 2008. Embora a reforma do Terminal 1 ainda esteja pela metade, não há riscos de o aeroporto não atender ao aumento de demanda de passageiros durante a Copa do Mundo, em junho, segundo a empresa.

As obras do terminal 2 terminam este mês. A estatal estima que, finalizados os dois terminais, a capacidade anual de passageiros saltará dos atuais 17 milhões para cerca de 30 milhões — número que não assusta o professor Elton Ferreira, especialista da UFRJ: “Acredito que o aeroporto vai suprir bem essa demanda”.

Os representantes da concessionária não quiseram comentar ontem as primeiras medidas previstas para a operação do Tom Jobim e que integram o Plano de Ação Imediata (PAI) elaborado pela Infraero. “Há muita coisa que precisa ser feita nesse aeroporto”, disse a funcionária pública Fernanda da Rosa, usuária frequente do Galeão. “É um absurdo que um aeroporto tão importante não tenha uma internet sem fio decente e às vezes fique sem refrigeração adequada.”

Em São Conrado, plataformas e túneis

Se o trânsito caótico da cidade não atrapalhar, a presidenta da República chagará às 11h ao canteiro de obras da estação São Conrado da Linha 4 do Metrô, na estrada da Gávea, onde a estarão aguardando o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes. No local, Dilma poderá conferir a construção das plataformas para passageiros e as escavações de corredores de acesso à estação. Estas últimas já em fase final, segundo a concessionária Rio Barra.

Na área externa do canteiro, estão em construção dois dos três acessos da estação — um na Avenida Niemeyer (mais perto da Rocinha) e outro na Avenida Aquarela do Brasil.

O terceiro ponto de acesso à estação São Conrado, na Estrada da Gávea, ainda não saiu do papel, segundo a concessionária, porque o terreno permanece sendo preparado para também receber uma subestação de energia elétrica.

A Linha 4 do Metrô vai ligar Ipanema à Barra, passando por São Conrado, que terá estação na Rocinha Foto: José Pedro Monteiro / Agência O Dia

Prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2016, a Linha 4 do Metrô, ligando a Barra da Tijuca a Ipanema, ao longo de 16 quilômetros de trilhos, deverá transportar cerca de 300 mil pessoas diariamente. Em janeiro deste ano, foi concluída a escavação dos cinco quilômetros do segundo túnel (chamado de bitúnel) de ligação entre São Conrado e a vizinha Barra da Tijuca.

A concessionária Rio Barra estima que a operação plena da Linha 4 vai tirar de circulação dois mil carros por dia nos horários de pico. Além de São Conrado, a linha terá outras cinco estações: Jardim Oceânico, Gávea, Antero de Quental (Leblon), Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz (Ipanema).

Deixe um comentário