Concurso Internacional de Ideias “Piensa Sol”

Com a Semana da Arquitetura em Madri, foi inaugurada a exposição  “Pasado, presente y futuro de Sol” no LASEDE COAM e foi, também, lançado o edital para o Concurso Internacional de Ideias “Piensa Sol”.

PIENSA SOL é uma reflexão sobre o futuro da Puerta del Sol de Madri, cujo objetivo é reunir propostas através de um concurso internacional de ideias, visando orientar o rumo da evolução deste lugar. Para isto, PIENSA SOL se estrutura em quatro fases complementares: exposição, concurso de ideias, participação cidadã e reflexão.

O concurso internacional de ideias solicita contribuições de todos que quiserem dar sua visão sobre como deve evoluir o local e seu entorno próximo. A competição se baseia no edital e será complementada com as informações obtidas através do processo de participação cidadã.

A exposição acontece no Colegio Oficial de Arquitectos e Madrid (COAM) de 30 de setembro a janeiro de 2014. A Puerta Sol é recriada espacialmente através de uma maquete na escala 1:10 da praça. O conteúdo da exibição é audiovisual, sendo apresentados tanto questões históricas como informações contemporâneas. A Biblioteca do COAM preparou um espaço específico onde podem ser consultados livros específicos sobre a Puerta de Sol e seus arredores.

A participação cidadã acontece através de consultas nas redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram) e diversas a ações que têm lugar na Puerta del Sol. Este “sentir” cidadão busca envolver os madrilenhos de modo que possam ajudar a orientar as propostas, tendo como objetivo um melhor resultado. As conclusões destas consultas serão incorporadas à documentação do concurso para que sirvam de referência para as propostas dos participantes.

A reflexão propõe debates transversais de caráter multidisciplinar onde serão tratadas as principais implicações da Puerta del Sol e seu entorno. A participação de políticos, técnicos, comerciantes, historiadores, etc. nestes encontros é de grande interesse para que se crie um sentimento comum de qual deve ser o futuro de um dos maiores símbolos de Madri.

Presidido por:

Prefeita de Madri
Presidente da Comunidad de Madrid
Decano do COAM
e representantes das administrações

Jurados de prestígio internacional:

Rafael Moneo
Emilio Tuñón
Juan Herreros
Martha Thorne

Três prêmios:

– Primeiro lugar – 24.000 euros
– Segundo lugar – 9.000 euros
– Terceiro lugar – 6.000 euros

Calendário do Concurso

30 de setembro: lançamento do edital
Outubro: resposta para dúvidas frequentes
Outubro/novembro: consulta cidadã
Outubro/novembro: debates/reflexão
Dezembro: entrega das propostas
Dezembro: decisão do júri

Para mais informações: http://www.piensasol.com/