‘Calçada Livre’ chega na Praça Arariboia e Charitas

Ações de ordenamento começarão no fim do mês no entorno das estações das barcas. Força tarefa atuará na repressão à vendedores ambulantes e estacionamento irregular

Igor Mello

A Praça Arariboia, no Centro de Niterói, já é alvo de fiscalizações devido ao estacionamento irregular. Foto: Marcelo Feitosa

Cartão de visita para quem vem do Rio de Janeiro para Niterói, o entorno da estação das barcas será o próximo alvo da Operação Calçada Livre, coordenada pela Secretaria de Ordem Pública (Seop). A Praça Arariboia, que recebe grande movimento de passageiros diariamente, receberá atenção especial.

De acordo com o secretário de Ordem Pública, coronel Marcus Jardim, uma força-tarefa formada pela sua pasta, pela NitTrans e pelas secretarias de Conservação e Assistência Social, atuará nos dois pontos a partir de 28 de abril. Os ambulantes e o estacionamento irregular de motocicletas serão reprimidos na Praça Arariboia, segundo ele.

“Com o fechamento da Perimetral, o número de passageiros das barcas aumentou 40%. E junto com ele aumentou também o número de infrações. Vamos reprimir os ambulantes, o estacionamento irregular de motocicletas e todos que violam o Código de Posturas. Queremos dar condições de circulação para aquela massa de pessoas”, explica.

A Prefeitura está estudando a implantação de bolsões de estacionamento para motos nas imediações da Praça Arariboia. A ideia, segundo Jardim, é reproduzir o que já é feito com os dois bolsões de estacionamento na Praia de Camboinhas, na Região Oceânica. Assim como já foi feito na experiência anterior, a administração dos espaços ficaria a cargo da Superintendência de Terminais (Suter) e o valor cobrado pela diária seria popular. A Secretaria de Conservação também atuará no local melhorando a iluminação e recuperando os canteiros e jardineiras da região. Já a Secretaria de Assistência Social deve atuar junto à população de rua que vive na Praça Juscelino Kubitschek, efetuando o recolhimento de dependentes químicos para as instituições competentes. Tal medida deve ajudar a reduzir a ocorrência de delitos de menor potencial ofensivo, como roubos e furtos a pedestres na região.

“Acreditamos que isso ajude a reprimir os crimes, também vamos convocar a Polícia Militar para nos ajudar nesse trabalho”, informa.

Alterações – Ainda segundo o secretário de Ordem Pública, as mudanças na região, especialmente no que diz respeito ao estacionamento de motos, devem ser amplamente divulgadas e o plaqueamento com a nova sinalização já deve estar disponível antes do começo da Operação Calçada Livre. Jardim acredita que a confusão causada com mudanças de estacionamento no Centro não deve se repetir desta vez. Ele ainda afirma que a Guarda Municipal e os fiscais de postura devem atuar em horário diferenciado, incluindo o período noturno, e com efetivo reforçado nos horários de maior fluxo de passageiros nas barcas.

Contudo, o trabalho de fiscalização a violações ao Código de Posturas deve começar imediatamente, mesmo antes do reforço provocado pela Operação Calçada Livre.

“Àquilo que gera dúvida cabe orientação. O que já é sabidamente irregular será reprimido imediatamente”, alerta Marcus Jardim.

Deixe um comentário