Avenida do Contorno: obra entra em nova fase

A concessionária começa as intervenções no trecho próximo ao Viaduto do Barreto, com liberação da área do estaleiro Renave, às margens da pista sentido Niterói

Paula Valviesse

O desmonte de rocha está chegando ao final e a previsão de entrega do trecho é para abril, segundo a Autopista. Foto: Evelen Gouvêa

A Autopista Fluminense iniciou uma nova frente na obra de ampliação da Avenida do Contorno. Com o desmonte de rocha chegando ao final, com previsão de entrega de término para abril e uma faixa de asfalto concluída, agora a concessionária começa as intervenções no trecho próximo ao Viaduto do Barreto, com liberação da área do estaleiro Renave, às margens da pista sentido Niterói.

A intervenção na área do estaleiro da Renave é fundamental para continuidade da obra, já que, conforme projeto, a ampliação da pista será feita até o viaduto da Leopoldina Raiway, chegando à garagem da 1001, do lado da pista sentido São Gonçalo, e depois a área utilizada inicia na Renave, do lado da pista sentido Niterói.

A nova frente de trabalho iniciou a demolição do muro do estaleiro, que fica próximo à rodovia, o que permitirá o recuo e a execução dos serviços de fundação, drenagem, igualando a altura da pista e, posteriormente a pavimentação. De acordo com a Autopista, outra etapa importante em andamento é a limpeza do terreno às margens do Rio Maruí, também na pista sentido Niterói, anexo ao estaleiro, onde será construída uma nova ponte no local.

Iluminação – Simultaneamente, a concessionária também dá andamento ao projeto de iluminação em LED, sigla em inglês para Diodo Emissor de Luz, da BR-101, passando a ser a primeira rodovia com lâmpadas desse tipo. O projeto, testado por um mês, foi orçado em R$ 15 milhões e ainda abrangerá o trecho da Avenida do Contorno. Segundo o Diretor de Operações da concessionária, Edmundo Régis Bittencourt, o retorno do investimento virá em oito anos, mas o ganho em segurança e qualidade do serviço será imediato, principalmente pelo complemento de um sistema de gerenciamento da iluminação por computador.

“Se você colocar uma pessoa de vermelho e outra de laranja sob a iluminação de sódio, a cor será confundida. Mas o LED tem uma característica especial, que dá especificamente a cor, então temos ainda o ganho com segurança, com melhoria da identificação através das câmeras de monitoramento. E com o sistema remoto não será necessário aguardar escurecer para fazer a inspeção, pois através do software é possível saber se um poste está com problemas, assim como é possível acioná-lo para ligar e desligar as lâmpadas da sala de monitoramento”, diz Edmundo.

Para isso foram substituídas as lâmpadas em 27,5 quilômetros da BR-101. Para tal, foram implantados 550 postes metálicos, com 12 metros de altura cada, com cerca de 1.100 luminárias à LED.

Segundo Edmundo Régis Bittencourt, o trecho Niterói/Itaboraí, entre os quilômetros 320 a 292,6, foi escolhido por apresentar a maior densidade de tráfego de veículos e ainda por ter um alto índice de atropelamentos, apesar das passarelas.

De acordo com a Autopista, seis segmentos já contam com o sistema de iluminação em LED: um na Aldeia da Prata, região de Itaboraí; e cinco na região de São Gonçalo, que correspondem a Apollo III, Jardim Catarina, Boa Vista e Gradim.

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