A varanda é fundamental para a composição estética e urbanística

Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio (CAU-RJ), Sydnei Menezes diz que fechamento dos espaços interfere até na paisagem, pois ambientes abertos deixam o cenário da cidade mais leve

O senhor é a favor do projeto?

Ele é bem-intencionado. Não vejo problema no fato de o morador querer fechar o vidro da sua varanda num dia de ventania ou numa noite, quando está recebendo visitas em casa. Mas, na prática, o que acontece é a incorporação do espaço ao imóvel.

De que que forma?

O morador fecha aquela varanda para sempre. Coloca cortinas, nivela o piso com o da sala e perde o conceito de varanda. Nesse caso, passa a ser uma extensão do apartamento, sem que o proprietário pague nada por isso.

Qual a importância das varandas para a composição arquitetônica da cidade?

A varanda é fundamental para a composição estética e urbanística do ambiente. A paisagem fica mais leve, mais arejada e mais sustentável, porque os apartamentos com varandas são mais ventilados e se protegem da incidência de raios solares.

Em alguns prédios, as varandas são fechadas, sem obedecer a qualquer estilo…

Esse é outro problema. Cada edifício tem a sua convenção, mas nem sempre as regras são cumpridas pelos condôminos, comprometendo a estética das fachadas dos prédios.

E quanto ao trabalho dos arquitetos?

A concepção do projeto fica comprometida. As fachadas representam o grande elemento arquitetônico do prédio, que acaba sendo desrespeitado.

Origem: O Globo, 24/05/2014

Deixe um comentário